A Condição Humana. A natureza, as artes, as mulheres e também...os homens.

domingo, 28 de novembro de 2010

Belezas de cá...silêncio e paz!

Por aqui temos belezas assim...


Em Novembro do ano passado um jornalista do NY Times narrava a beleza do Alto Alentejo, comparando esta região com a Toscana dos anos 70, pela tranquilidade, tradições e património que ofereçe a quem a visita. Como podem ver aqui http://travel.nytimes.com/2009/11/08/travel/08next.html?scp=1&sq=Alto%20Alentejo&st=cse
Este ano saiu um novo artigo sobre a região "The slow lane", em Maio, que também está disponível.

Como constrangimento ao Turismo, e a qualquer actividade económica, temos o problema dos transportes que o TGV poderá resolver, mas apenas parcialmente, outro problema, quanto a mim mais grave, que impede a (re)activação económica  da nossa região é a inexistência de instâncias político-administrativas suficientemente autónomas para baterem o pé quando é preciso, e se isso já foi tão necessário...Tanto, que está quase a terminar o prazo, Sim, porque nos compassos da política tudo tem um prazo ou não seria estratégico, certo?
Já que os FEDER, FSE e afins, ou melhor, nem a adesão nem a governação nos últimos 30 anos têm investido o suficiente ou pelo mesnos sido clarividentes para projectarem a Região, que nos valham os americanos! Bem hajam os que nos visitam!
Outro problema menos significativo, marca da velha lógica/ideológica do "Lisboa é Lisboa e o resto é paisagem!", poderá ser o facto de uma grande percentagem de portugueses da GL e outras "cities" que há na Lusitânia nunca ter pisado estes belos campos e pernoitado nas suas estalagens!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Relax com Lula Pena


Grandes dias, grandes revelações.
Hoje, especialmente hoje e para relaxar, um som português (para variar) apesar de pouco (re)conhecido é muito bom, para quem gosta tanto como eu.
É portuguesa, sim, de Lisboa. É fado? É. Assim, assim.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mais um grito de revolta! FMI!

Hoje não sei porquê, mas tive mesmo vontade de ouvir José Mário Branco, porque será???

Esta música de 79, está tão actual. Os culpados?? Cita-os todos...

Estamos fartos de papagaios...propaganda...grandes irmãos...
Estamos fartos...
Sempre os mesmos...
A falta de vontade..

Há alternativas, há sempre uma saída...saídas!

José Mário Branco - FMI (ao vivo/audio) parte 2

José Mário Branco - FMI (ao vivo/audio) parte 1

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Teatro na Prisão

O reconhecimento do eu pressupõe um trabalho que pode passar pela expressão dramática, ao possibilitar o sentir e expressar de diversas formas os mesmos sentimentos, até então apaziguados, quantas vezes da pior maneira, o teatro permite também sentirmo-nos úteis e criarmos canais de comunicação.
O documentário “Shakespeare Behind Bars”(Hank Rogerson e Jilann Spitzmiller) revela-nos que os reclusos são bons actores, através da preparação e ensaio da peça “A tempestade”, os reclusos vão-se identificando com os personagens, vão reconhecendo porque cometeram um crime e perceber o que podem fazer para voltar à sociedade.
A prisão de Luther Luckett no estado americano de Kentucky, é um exemplo de excelência na reinserção de reclusos, o programa teatral faz parte dos programas educativos. Por cá passou recentemente um pequeno documentário na televisão, no programa Linha da Frente: “Presos ao Palco”, sobre o teatro na prisão.
O trabalho voluntário do encenador é extraordinário, ao referir que não está ali para julgar os reclusos, pois estes já foram julgados pela sociedade e pelos tribunais. Para ele, Shakespeare está mais actual do que nunca porque permite trabalhar o comportamento humano na sua totalidade, as fraquezas, as forças, o bom, o belo, o gentil, a ternura, a generosidade, mas também o mau, medíocre, lamentável, enfim o crime, tão humano e tão imperfeito…
Entre a vingança e a virtude? Qual o melhor caminho a revolta ou a redenção?
Os dois diríamos…